segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pessoas Imperfeitamente Perfeitas

Olá pessoal, tudo bem?

Sou apaixonada por escrever e por observar comportamentos. Juntando estas duas temáticas venho hoje discorrer sobre um assunto um pouco delicado, mas muito recorrente.

Todos os dias somos bombardeados por sites, redes sociais, revistas e outdoors com pessoas perfeitas e lindas. Muitos de nós chegamos em casa, após um longo dia de trabalho, olhamos para essas imagens e elas não se identificam em nada com o reflexo do espelho. O reflexo muitas vezes nos diz algo que estamos falhando e que não pode ser melhorado por mil desculpas que nos damos: falta de tempo, falta de dinheiro, não sou famosa(o) mesmo, a genética não me favoreceu, estou cansada(o) demais pra isso, estou de TPM, já achei o amor da minha vida.


Por mais que aparentemente possamos demonstrar que somos imunes ao Mundo perfeito que nos é imposto, inconscientemente refletimos essa falta de identidade nas ações do nosso dia-a-dia e em nossas relações interpessoais.

A imagem está diretamente vinculada ao sucesso de alguém? A primeira impressão é realmente a que fica? Minha essência é o que realmente importa? Perguntas e mais perguntas vão surgindo e alimentando nossa inquietação.

Consequentemente ligada às oscilações de auto-estima, a falta de identificação com o 'Mundo das mulheres e dos homens perfeitos' tem trazido doenças patológicas em comorbidade com doenças psicossomáticas sérias em algumas pessoas. Cresce cada dia mais o número de pessoas com depressão, com distúrbios alimentares, ansiedade, insônia, entre outras. Corpo e mente formam um sistema único e, se um deles padece, o outro padecerá junto.


O que julgamos imperfeito e fora de ordem dentro de nós é o que nos torna únicos e perfeitos ao nosso modo.  Como já dizia Jean-Paul Sartre "a desordem é o melhor servidor da ordem estabelecida". Somos muito autocríticos e nos esquecemos a cada dia de nossas qualidades ímpares. Somos guerreiros e matamos um leão por dia para darmos conta de tudo, da família e de nós mesmos. Sejamos mais leves, flexíveis e nosso espelho refletirá o que se passa em nosso interior.


Mas, se há algo a ser melhorado, que envolva principalmente a nossa saúde física e, consequentemente a saúde mental, tenhamos então um compromisso com nós mesmos e nos esforcemos para fazer acontecer. Nada de deixar para amanhã ou para a próxima segunda-feira. Procrastinação não será mais a palavra de ordem do nosso dia.

Por fim, vamos nos valorizar, nos aceitar e parar de olhar somente para o que nos é imposto, sendo que o belo está logo aqui, dentro de nós.


Beijos da Mary e até mais! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário